Hidratação Capilar!



Cabelo lindo, cheiroso e macio, é o resultado da hidratação dos fios. Porém, não basta colocar o produto hidratante, ele tem que ser bem aplicado. Por isso, seguem dicas importantes.

1. Preparação do cabelo:

1.1 – Lavagem:

O cabelo deve ser bem lavado para que seja retirado o excesso de oleosidade e impurezas, que impedem a máscara capilar de agir no fio e com isso impedem de chegar ao efeito desejado.

Nesse processo, algumas coisas devem ser observadas:

  •    Temperatura da água: A dica é lavar o cabelo com água morna, pois a mesma contribui para abrir as cutículas do cabelo.

  •   Shampoo antirresíduos: Esse produto oferece limpeza profunda dos fios, controle da oleosidade, retira os restos de shampoo e creme, entre outros produtos que ficaram no cabelo, por não terem sido removidos adequadamente no enxague.

O uso do cosmético é indicado obedecendo um intervalo de aproximadamente 15 dias, para que os fios não fiquem expostos a agressões. Abaixo segue a aplicação de acordo com o tipo de cabelo:

 - Cabelo normal, misto ou oleoso: Pode ser utilizado a cada quinze dias ou até mais tempo.

 - Cabelo seco: Uma vez no mês pode ser o suficiente. 

 - Cabelo com tratamento químico: É recomendado evitar o uso, pois o antirresíduos pode desbotar o fio, ressecar, ou ainda pode diminuir os efeitos de alguns tratamentos químicos. Caso esse seja o seu caso, opte por usar um shampoo antioleosidade.

  •   Condicionador: Para realizar a hidratação as cutículas do fio devem estar abertas e o condicionador faz o efeito contrário. Por isso o condicionador não deve participar desse processo.

1.2 – Secagem:

Antes de aplicar a máscara, tenha o cuidado de secar o cabelo suavemente com uma toalha, pois o contato da máscara hidratante com água dilui o produto e prejudica no resultado final.

2. Hidratação:

2.1 – Quantidade de máscara no cabelo:

Todos os fios devem receber mais ou menos a mesma quantidade de creme. Uma porção fina em cada mecha é o suficiente.

2.2 – Aplicação da máscara de forma correta:

Antes de aplicar o produto, o cabelo deve estar desembaraçado. A aplicação deverá ser feita mecha por mecha, com um pincel apropriado e deverá respeitar um determinado espaço até a raiz, de acordo com o tipo de cabelo. Para o cabelo considerado normal ou seco, o produto deverá ser usado com no mínimo dois dedos de distância da raiz. Já para o cabelo do tipo misto ou oleoso, essa aplicação deverá ser realizada do meio do cabelo até as pontas. 

Busque utilizar algum material limpo para a retirada do creme. Esse cuidado evitará uma contaminação por bactérias ou alteração do PH da máscara. Essa atenção no manuseio é importante para que o produto venha trazer a maioria dos benefícios esperados.

2.3 – Massagem:

O ponto chave da hidratação é massagear cada mecha com cuidado. Uma boa dica, é aplicar o produto de cima para baixo, distribuindo-o por toda a mecha. Depois, massageie de baixo para cima para que o produto penetre melhor na cutícula do cabelo. Para finalizar, de cima para baixo novamente para fechar a cutícula e dar brilho aos fios.

2.4 – Tempo:

O importante nesse passo é seguir o tempo estipulado no rótulo do produto. Passar do tempo não aperfeiçoa o efeito e ainda pode ressecar os cabelos.

2.5 – Touca ou Toalha:

Depois da aplicação da máscara, prenda o cabelo e utilize uma touca laminada, touca de banho ou uma toalha morna. O calor ajuda a abrir as cutículas do cabelo e garante que o produto tenha uma melhor atuação.

3. Finalização da Hidratação.

3.1 – Lavagem:

Depois do tempo necessário para a hidratação capilar, o produto aplicado deverá ser retirado apenas com água. O procedimento deverá ser realizado até que todo o produto saia completamente. Com esse cuidado você evitará queda do cabelo e cabelos opacos e pesados.

Comentários

Unknown disse…
Adorei a matéria!! Super interessante. Essa do shampoo anti resíduos para cabelos quimicamente tratados eu não sabia, ótima dica!! Parabéns. Bjs
Unknown disse…
Gostei demais. aprendi muito, agora é só praticar. Bjs
Unknown disse…
Aê, Cassinha!! Excelente matéria!! Parabéns, amiga!! Bjão.

Postagens mais visitadas